Briófitas

Já Bookou briófitas hoje? Vamos Bookar
Foto de Carolina Azevedo Costa
As briófitas (divisão Bryophyta) são um grupo de plantas verdes, sem raízes (mas com um rizóide composto por pêlos absorventes) e também sem um verdadeiro caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais húmidos e protegidos da luz directa do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores (especialmente a sua face inferior). As briófitas mais comuns são os musgos; estão descritas mais de 10.000 espécies de musgos, o que faz deste grupo o terceiro mais diversificado entre as plantas verdes. São organismos eucariontes, pluricelulares, ondeapenas os elementos reprodutivos são unicelulares, enquadrando-se no Reino Plantae, como todos os demais grupos de plantas terrestres.

Ecologia dos musgos


Diariocrítico de Venezuela
Os musgos e outras briófitas desempenham um papel imprescindível nos ecossistemas, devido ao facto de:Ele é capaz de reter até 20 vezes o seu peso em água, absorvendo o excesso de água enquanto chove e lentamente em tempo de secas.Interceptam, absorvem e retêm os minerais dissolvidos nas águas chuvas, permitindo a incorporação destes no ecossistema e diminuindo a sua lavagem em direcção aos rios e mares.
Os musgos oferecem lar e protecção a uns inúmeros de pequenos animais, especialmente invertebrados como insectos, aracnídeos, rotíferos, Donna, molusco e anelídeos.
Servem de material de construção de ninhos para várias aves e pequenos mamíferos, como o beija-flor ou beija (sephanoidesgaleritus).
Muitas espécies de briófitas têm a capacidade de fixar azoto atmosférico através de colónias de bactérias, contribuindo em grande medida com a incorporação deste elemento no ecossistema.
Os musgos e as plantas hepáticas ajudam a reflorestação natural.

Que diferença às briófitas de outras plantas?

As briófitas são plantas que apresentam uma escassa diferenciação de tecidos motoristas.
Caracterizam-se por possuir um gametófito verde fotossintético que domina durante o ciclo biológico (é a plantinha que vemos, pequena e verde). Quando estão em momento de reprodução sexual, podemos ver umas estruturas que saem chamadas "Esporofitos" que dependem nutricionalmente do gametófito.
Estas características fazem com que as briófitas se diferenciar, entre outras, das outras plantas, nas quais o "Esporófito" (a planta que vemos, por exemplo uma árvore) domina durante o ciclo biológico e é totalmente independente do gametófito.

"Tudo é adaptação ao meio

"Referências Bibliográficas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS PRIMEIROS POVOS QUE HABITARAM O TERRITÓRIO DE ANGOLA

Prostituição

População Angolana