Sabia que a definição de quilograma mudou?
A alteração visa garantir o rigor daquela unidade de medida e para tal passa a recorrer a uma constante fundamental da Física.
COMO TUDO COMEÇOU?
No dia 28 de Outubro de 1889, perto de Paris, França, foi reunida a primeira conferência geral de pesos e medidas com a ideia de criar um padrão internacional de massa (Quilograma – Kg), adoptou-se o quilograma a massa equivalente ao cilindro de platina e irídio (ver a imagem abaixo).
Sendo assim um quilo de laranja, de açúcar, pesava por definição o mesmo que o cilindro de platino e irídio. O Cilindro é inacessível ao público, trancado a três chaves no porão do Pavilhão de Breteuil.
No dia 16 de Novembro de 2018, cientistas de mais de 60 países concordaram em mudar a definição do quilograma durante a 26ª. Conferência Geral de Pesos e Medidas em Versalhes, na França. A votação foi unânime para redefinir o quilograma.
No dia 20 de Maio, O Protótipo Internacional de Quilograma (IPK em inglês) deixou de ser o referente mundial e foi dispensado por uma constante fundamental, a “constante de Planck” desenvolvido pelo do físico alemão Max Planck.
Essa mudança não tem nenhuma implicação no nosso dia-a-dia, mas talvez seja muito importante em âmbitos científicos, como o desenvolvimento de medicamentos.
ERA MESMO NECESSÁRIO MUDAR A DEFINIÇÃO DO QUILOGRAMA?
O Cilindro de platina e irídio era inacessível ao público por ser tão importante os cientistas usavam (ou usam) cópias chamadas de padrões de trabalho. Mas a última vez que eles inspeccionaram o verdadeiro quilograma, descobriram que ele é de aproximadamente cinco partes em 100 milhões mais pesado do que todos os padrões de trabalho, que estão deixando para trás alguns átomos de metal toda vez que são colocados em balanças.
Desta forma, a nova definição envolverá o uso de um sofisticado aparelho chamado “balança de Kibble”. Assim, este dispositivo serve-se da constante de Planck para medir a massa de um objecto de forma muito rigorosa.
Tal como a redefinição da medida segundo, em 1967, veio facilitar as comunicações por todo o mundo através de tecnologias como o GPS e a Internet, os peritos em metrologia consideram que a mudança da definição de quilograma será melhor para medições de alta precisão nas áreas da tecnologia, do comércio ou da saúde, conforme foi veiculado.
Além do quilograma, há também novas fórmulas para calcular unidades fundamentais de medidas como o Ampere, que mede a corrente eléctrica, o Kelvin, uma medida científica de temperatura, e o Mole, uma medida de substância.
Leia a biografia de Max Planck em http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Planck
Comentários
Postar um comentário