População Angolana
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A população angolana
A diversidade cultural e étnica do povo angolano é grande, sendo na sua quase totalidade de origem bantu. A designação bantu é atribuída à quase maioria da população fixada ao sul do Equador e usada em relação a todos os povos cujas línguas utilizam a raiz ntu para designar homem e cujo plural é exactamente a palavra bantu. Os bantu eram sobretudo pastores e/ou agricultores.
Quantos somos?
Segundo os dados do Censo de 2014, a população angolana é constituída actualmente por 25 milhões 789 mil 024 habitantes, 6 distribuídos pelas 18 províncias administrativas do país, conforme o próximo quadro. Uma parte dos habitantes de Angola teve ou têm origem na miscigenação, que desde cedo começou a existir. Primeiro entre os diversos grupos que migraram para o território da actual Angola e, posteriormente, por população europeia, sobretudo portuguesa, durante o período da colonização.
Quais são as principais causas de doença e morte?
As principais causas de doença e morte são: a malária, o HIV-SIDA, as doenças diarreicas agudas, o sarampo, a tuberculose e o tétano.
Como está a taxa de analfabetismo em Angola?
Manuel Nunes Júnior informou (07/05/2018 ) que no ano 2000, a taxa de analfabetismo em Angola era superior a 50 por cento, mas, em 2014, de acordo com os dados do Censo Populacional, a taxa geral de analfabetismo baixou para 34 por cento.
Segundo a Fátima Missionária (08/09/2018) Mais de quatro milhões de angolanos, entre os 15 e os 35 anos, não sabem ler nem escrever.
O facto da população apresentar um índice muito elevado de analfabetismo (34%, segundo os dados do Censo de 2014) e possuir um nível educacional muito baixo, reflecte-se imediatamente na estrutura profissional, da qual, o aspecto mais relevante, é o défice de mão-de-obra qualificada.
O outro lado da população angolana.
Por outro lado, a população angolana é ainda caracterizada por diferentes grupos etnolinguísticos, que se dividem em quase uma centena de subgrupos, Para além das crenças tradicionais africanas professadas por cerca de 29,9% da população, os restantes 70,1% são católicos ou protestantes.
População angolana chega aos trinta milhões este ano.
Projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a população angolana pode ser este ano de 30.175.553 habitantes. Os dados constam da Projecção da População Angolana para o período de 2014 – 2050, resultados do Recenseamento Geral da População e Habitação, realizado em 2014. Projecções apresentadas pelo INE, em Fevereiro do ano passado, davam conta que a população angolana tem crescido a uma média anual de mais de um milhão de pessoas
Referências Bibliográficas
1. ANGOLA Trilhos Para o Desenvolvimento
autor: Filipe Zau
Editor: Universidade Aberta
2. INE dados do censo 2014,
3. Jornal de Angola
Edição: 15 de Janeiro 2019
4. Fátima Missionária
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário